quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto escolar busca conscientização no combate à dengue no bairro Aeroporto

A Escola Municipal Rachid Bardauil, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Corumbá, desenvolve o projeto "Meu dever de casa no combate à dengue". "Todos os anos, realizamos projetos que envolvem preservação e conscientização ambiental. A dengue é uma doença que preocupa a toda a população local, pois o bairro Aeroporto sempre aparece como um dos que apresentam grandes índices de infestação do mosquito transmissor da doença. O projeto está sendo desenvolvido desde o começo do ano, porém, nesta semana, ganhamos um forte aliado que é o Centro de Controle de Zoonoses, que está promovendo palestras de combate a doença e uma gincana", explicou a diretora da escola, Gisele Bernal.
420 alunos, dos períodos matutino e vespertino, participam do projeto. As atividades desta semana contam com palestras sobre diversas doenças, incluindo a dengue a leishmaniose, além de uma gincana. "As palestras apresentadas para as crianças, esclareceram sobre como combater tratar diversas, doenças, incluindo a dengue.
Esse projeto é de suma importância, pois quando trabalhamos com crianças, elas se tornam multiplicadoras de conhecimento e acabam repassando aos pais, vizinhos e com certeza teremos no futuro, cidadãos conscientes de seu papel de contribuição com a sociedade onde vivem", ressaltou a chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Greice Bastos.
O ponto alto das atividades será no sábado, 02 de abril. 40 alunos do 4º e 5º ano, matutino e vespertino, com apoio de agentes de endemias, participarão de uma gincana, em que os alunos percorrerão pontos do bairro Aeroporto, coletando materiais recicláveis, como garrafas pet, latas e pneus.
A gincana contará com o apoio de um caminhão que percorrerá as ruas e alamedas com altos índices de infestação realizando a coleta, além da panfletagem de alerta sobre a dengue. A equipe, com maior volume arrecadado, receberá troféus e medalhas.
Experiência
Com apenas 10 anos, Paula Cristina da Costa Fernandes, aluna do 5º ano C, sabe muito bem porque se deve combater a dengue, e o motivo ela deixa bem claro: é a experiencia. "É uma doença horrível. Eu sei disso porque já tive dengue, sou 'experiente'", disse a menina ao Diário. "A dengue dá febre, eu não tinha vontade de comer, nem de levantar da cama, foi horrível. O corpo todo dói, fiquei muito assustada. Antes de ter dengue, na minha casa não ligávamos muito para a arrumação do quintal, depois que fiquei doente, passamos a arrumar tudo", confessou a menina.
Já Silvia Ribeiro da Silva, 09 anos, aluna do 5º ano "B", afirma que em casa, os pais fazem questão de manter tudo em ordem e bem limpinho, para que a dengue passe bem longe da casa deles. "Em minha casa, limpamos o quintal toda semana. Minha mãe tampa bem a caixa d'água, é tudo em ordem, porque queremos a dengue bem longe. Mas sabemos que a doença pode vir do quintal vizinho se ele não fizer como nós fazemos. Por isso que eu quero participar da gincana, para poder ensinar as pessoas que ainda não sabem em como combater a dengue", concluiu animada a menina. Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário